Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação Anual
Início do conteúdo da página

Apresentação Anual

Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2020, 08h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 09h10 | Acessos: 2987

VETERANOS E PENSIONISTAS

I. A atualização cadastral para prova de vida é obrigatória e deverá ser efetuada pelo vinculado, no mês do seu aniversário, sendo condição necessária para a continuidade do recebimento de provento, reparação econômica mensal ou pensão.

 

II. A atualização cadastral anual para prova de vida será realizada mediante a apresentação pessoal do vinculado na Organização Militar (OM) de vinculação, munido de documento oficial de identificação com foto.

 

III. A atualização cadastral anual para a prova de vida poderá, ser realizada pelo beneficiário por meio do sistema biométrico, aplicativo móvel ou por outras tecnologias que estejam disponíveis na OM de vinculação, visando suprir a apresentação pessoal (GOV.BR; VIDEOCHAMADA, etc).

 

IV. Nas localidades em que não haja OM da Força a que pertença o vinculado, a atualização cadastral poderá ser realizada em OM da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica existente na área ou em entidade conveniada, se houver.

 

V. No caso de o vinculado residir no exterior, a prova de vida poderá ser realizada em sede de Comissão Militar (CM), sede de Aditância Militar (AM) ou Consulados e Embaixadas, , cabendo ao vinculado solicitar um documento que ateste o seu comparecimento perante a respectiva organização e enviá-lo à sua OM de vinculação, junto com os dados cadastrais a serem atualizados.

 

VI. O inativo, enquanto nomeado Prestador de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), ficará desobrigado desta apresentação pessoal, cabendo à OM, onde presta tarefa, a incumbência de informar sobre sua situação cadastral para prova de vida à sua organização de vinculação, no mês do aniversário do inativo.

 

VII. O vinculado que não realizar a atualização cadastral no mês de seu aniversário, em quaisquer das modalidades disponíveis, terá suspenso o pagamento do seu provento, pensão ou reparação econômica mensal a partir do mês subsequente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página