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Orientações para a prova de vida digital

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 15h30 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 08h54 | Acessos: 2609

ATENÇÃO

O aplicativo , agora se chama .
Se você já tem o  instalado, atualize para a nova versão no  “PLAY STORE” de seu celular.
Após instalar o aplicativo , siga as orientações e realize a sua prova de vida.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO DE ORIENTAÇÃO 1

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO DE ORIENTAÇÃO 2

PASSO A PASSO PROVA DE VIDA DIGITAL

A Prova de Vida Digital é a nova modalidade de apresentação para a Prova de Vidal anual.
Nela, o Vinculado faz sua apresentação, sem necessitar se deslocar ao Posto de Atendimento da Seção do Serviço de Veteranos e Pensionistas (SSVP) para realizar sua apresentação anual. É uma comodidade que vem ao encontro das novas tecnologias implantadas pelo Governo Federal e  Exército Brasileiro.
A Prova de Vida Digital é realizada por meio da validação facial no aplicativo gov.br.
O Prestador de Tarefa Por Tempo Certo (PTTC) não é obrigado a  apresentar-se anualmente, pois a Ajudância Geral de sua OM, o faz, seguindo a orientação da Portaria 2.983, de 15/07/21, em seu Art 4º  e  § 7º. Entretanto, nada o impede que faça seu cadastro no sistema GOV.BR. Pois, quando terminar seu período de contrato, poderá fazer sua apresentação anual pelo sistema, sem maiores problemas.

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A PROVA DE VIDA DIGITAL

a. ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. Essa Biometria, certamente todos possuem;
b. ter uma conta no gov.br. A orientação da abertura da conta encontra-se no “Passo a Passo”, adiante;
c. instalar, em seu celular, o aplicativo o “GOVBR”. Para tal clique no “PLAY STORE” de  seu celular, digitando a sigla GOV.BR e realize a instalação do aplicativo.

SEGUE ADIANTE O PASSO A PASSO ORIENTANDO O USO DO GOVBR.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO DE ORIENTAÇÃO.

COMO CRIAR UMA CONTA NO GOV.BR?

    1. Acesse o aplicativo GOV.BR no seu celular;
    2. Clique em "crie sua conta";
    3. Informe os seguintes dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail;
    4. Clique em "Não sou um robô" e, após ler os termos de uso, em "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade";
    5. Responda as questões realizadas pelo sistema para validar seus dados;
    6. Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
    7. Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio;
    8. O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e criar uma senha de acesso;
    9. Após isso, clique em "criar senha" (a senha deve ter no mínimo 8 caracteres,  contendo letra maiúscula, minúscula, números e caractere especial)  e pronto! A conta no gov.br pode ser utilizada .
    Como entrar no gov.br?
    1. Acesse o aplicativo GOV.BR no celular;
    2. Clique no botão Entrar com gov.br ;
    3. Informe seu CPF e senha cadastrada;

VALIDAÇÃO FACIAL NO APP GOV.BR

    1. Posicionar o rosto de frente para câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações.

PROCEDIMENTO FINAL PARA A COMPROVAÇÃO DA PROVA DE VIDA NO APLICATIVO GOV.BR:

    1. Após a validação facial, clique em Serviços  - Prova de Vida e depois,  Autorizar o procedimento de validar a sua Prova de Vida:
    2.  Leia atentamente as dicas para o reconhecimento facial e, se tiver dúvidas, clique no Tutorial. Depois clique em Permitir,
    3. Para iniciar a Validação Facial, posicione o rosto de frente para câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações.
    4.   Após isso, receberá a confirmação da prova de vida realizada com sucesso.

COMO RECUPERAR A SENHA DO PORTAL GOV.BR?

    1. Acesse o portal do gov.br;
    2. Clique em "acessar a sua conta gov.br";
    3. Informe o seu CPF e clique em "Próxima";
    4. Clique em "Esqueci a minha senha";
    5. Você será direcionado a uma nova página. Nela, informe o seu CPF, clique em "Não sou um robô" e, depois, em "Continuar";
    6. Escolha como você prefere receber o pedido de confirmação: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
    7. Clique em continuar. Após isso, você receberá um e-mail ou SMS com um link para que você possa recadastrar uma nova senha;
    8. Informe seu CPF e a nova senha. Confirme a nova senha e clique em "Criar senha";
    9. Após isso, você receberá a seguinte mensagem "Recadastro da conta de acesso finalizado com sucesso!". Agora, é só utilizar a sua nova senha.

 


PARABÉNS.
ESTA  FERRAMENTA  SERÁ  A  PRECURSORA  DE  OUTROS  SISTEMAS DIGITAIS!
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